ACUPUNTURA na ODONTOLOGIA

 

"Os dentes são os brotos dos ossos". Os rins governam os ossos, portanto o trajeto do Rim tem fundamental importância nos dentes. Em doenças como cárie e doença periodontal o trajeto do Rim está quase sempre envolvido, podendo ter também envolvimento de outros trajetos, como lesões bucais e aftas, e a inflamação proveniente das doenças periodontais, que estão muito ligadas ao trajeto do Estômago.


Tudo no corpo está conectado. Assim como os rins governam os ossos, seu sentimento é o medo, seu sentido é a audição, se manifesta nos cabelos, se expressa através do Pânico e sua função psíquica é a vontade. Assim, o  desequilíbrio de qualquer trajeto vai afetar uma série de questões físicas, mentais e emocionais. O tratamento trará o reequilíbrio destes trajetos,  trazendo a saúde plena em todos estes aspectos.


Na Medicina Tradicional Chinesa todas as doenças são manifestação dos desequilibrios energéticos dos trajetos. Cada elemento está ligado a um órgão e uma víscera, governa uma parte do corpo, está ligado a um sentimento, se manifesta em uma área do corpo e se expressa de uma forma.

 

Assim, a acupuntura atua como terapia complementar na odontologia em todos os aspectos das doenças bucais, como cáries, nevralgia de trigêmio, bruxismo, todas disfunções temporomandibulares, gengivites e periodontites, e como técnicas pré e pós operatória como antiinflamatório e analgesia. Através do equilíbrio dos trajetos, a acupuntura atuará não só em doenças bucais, mas no organismo como um todo.