Na Medicina Chinesa, a mulher está muito ligada ao yin.
O Qi, energia que circula pelo corpo é a somatória do yin e do yang.
O yin está mais ligado a substância e o yang a função, ao movimento.
É claro que o yin e o yang estão interligados, e um não existe sem o outro.
É através da matéria que o yang pode realizar o movimento e a função.
O yin é uma expressão da condensação energética, ou seja, o yin se condensa pra formar tudo que é visível, e o sangue no contexto da Medicina Chinesa, que envolve além do sangue propriamente dito, o óvulo, espermatozoide, o sangue que é recolhido pelo útero e pode ser fecundado, além dos líquidos orgânicos.
Os meridianos que regulam os órgãos reprodutivos são Rim, Baço, Fígado, e também o Coração, responsável pelo Shen, força organizadora geral, que promoverá tanto o encontro do homem e a mulher, como a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
O Rim regulará útero, óvulos e espermatozoides, assim como toda informação neles contida.
Portanto quadros como infertilidade, abortos espontâneos, alterações genéticas, e quadros ligados a menopausa, geralmente estão ligados ao meridiano do Rim.
O Fígado é responsável pelo armazenamento do sangue, e também participa em sua circulação, tendo relação direta com o ciclo menstrual.
Lembrando sempre que o perfeito funcionamento do organismo se deve não a um meridiano isolado, mas a um equilíbrio perfeito de todo o sistema. O desequilíbrio de um canal de energia sempre afetará o outro, por isso devemos sempre buscar o equilíbrio como um todo.
Portanto quadros relacionados a irregularidades menstruais, massas, cistos, endometriose, tensão pré-menstrual, mastite, estão relacionadas ao Fígado.
O Baço com o Estômago processará os alimentos e formarão a energia nutritiva, sendo responsáveis pela formação do Sangue, de fundamental importância na reprodução.
Alterações no Baço poderão levar a alterações no Sangue, podendo causar hemorragias, metrorragias, alterações do fluxo menstrual, da fertilidade, retenção de líquidos, diarreia, leucorreias, alterações na produção de leite na amamentação.
Todo o tratamento e acompanhamento em Acupuntura é realizado por profissionais altamente capacitados e formados nas mais diversas técnicas da Milenar Terapia Chinesa .